Em 15 de novembro de 1889 a monarquia foi destituída e foi instaurado no Brasil o regime republicano. De 1889 até 1930 vigorou o que é denominado de República Velha, ou seja, um período em que embora o regime de governo tivesse mudado, as características da economia e da sociedade brasileira não sofreram grandes mudanças.
A Velha República se caracteriza, portanto, do ponto de vista econômico pela manutenção de uma economia predominantemente agrário-exportadora, de gêneros primários, sobretudo o café, e do ponto de visto político, pelo domínio e pela alternância no poder das oligarquias cafeeiras dos estados de Minas Gerais e de São Paulo, o que ficaria conhecido como a República do café com leite.
Esse modelo econômico fortemente dependente do mercado externo, das exportações, foi profundamente abalado pela enorme crise econômica mundial sem precedentes, desencadeada a partir de 1929 com a quebra da bolsa de Nova York, causada pelo agravamento da recessão econômica que a economia norte americana vinha atravessando naquele ano.
A crise iniciada em 1929 desencadeou um período de depressão econômica que se espalhou rapidamente pelo mundo gerando altas taxas de desemprego, quedas na produção industrial, no comércio, no consumo e consequentemente pobreza, instabilidade política e conflitos que desembocariam na Segunda Guerra Mundial.
Nesse cenário de crise, a economia brasileira que era inteiramente dependente do mercado externo, entrou em colapso. Desse modo, o modelo econômico agrário exportador, as oligarquias regionais e a República do café com leite entraram em crise.
No ano de 1930 estava marcada a eleição para presidente da república e em 1929, a oligarquia paulista rompeu a alternância do poder que vinha vigorando desde o início do regime republicano em 1889, entre São Paulo e Minas Gerais e lançou seu próprio candidato a presidente: Júlio Prestes. Preterida, Minas Gerais passou então a apoiar o candidato da oposição: Getúlio Vargas.
Em 1 de março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato do estado de São Paulo, Júlio Prestes.
A revolução de 1930 foi, portanto, um movimento surgido em meio à crise econômica de 1929, apoiada pelos militares, que resultaria no golpe de estado que depôs o presidente Washington Luís e impediu que o presidente eleito Júlio Prestes assumisse a presidência do Brasil.
Getúlio Vargas assumiu a chefia de um chamado governo provisório em 3 de novembro de 1930.
A constituição de 1891 foi revogada e Getúlio passou a governar por decretos e os estados passaram a ser governados por interventores nomeados por ele.
Esse evento, a revolução de 1930, marca o fim da República Velha no Brasil e o início de uma nova fase, igualmente marcada por muitos conflitos, tais como a Revolução Constitucionalista e o Estado Novo.
OUÇA ESSE TEXTO
ASSISTA O VÍDEO
Comentários