Em meados de 1500, o Brasil era ainda apenas uma promessa enquanto as índias eram uma realidade extremamente lucrativa. Segundo Celso Furtado a colonização do Brasil significava para Portugal “desviar recursos de empresas muito mais produtivas no oriente” .
Por isso é que fora o arrendamento inicial e o curto período das capitanias, até 1545 o Brasil tinha permanecido relativamente abandonado. Portugal andava muito ocupado com as suas outras possessões ultramarinas para se interessar por uma terra comercialmente árida.
O Brasil, de fato, só passaria a interessar Portugal na medida que as idílicas histórias de tesouros passaram a se tornar realidade. Isso ocorreria apenas na medida que a conquista espanhola na américa avançava sobre os impérios asteca [1519] maia [1524] e inca [1532]. Somente quando em 1545 a Espanha descobre as minas de prata de Potosí, é que Portugal resolve levar a sério qualquer projeto de colonização do Brasil. Antes disso, o tão, por séculos, cobiçado caminho para às Índias, estava no primeiro plano.
Comments